Como Funciona o Aquecedor Solar para Piscinas?

Em tempos de crise hídrica e energética, a instalação de um aquecedor solar é uma excelente alternativa para quem deseja água quente na piscina sem gastar muito com energia.


Quando comparada com outros usos da água quente, a temperatura confortável da água da piscina é relativamente baixa,  isso permite o uso de coletores solares simples e eficientes.



Como Funciona?

Em geral, o sistema de aquecimento solar para piscina funciona semelhante a outros aquecimentos(gás e elétrico). Através da troca de calor com a fonte coletora (as placas solares), uma bomba impulsiona água da piscina para as placas. A água aquecida retorna para a piscina e depois passa novamente pelas placas, num ciclo que vai alterando a temperatura da água, até chegar à temperatura programada no quadro de controle. O quadro de controle envia o comando para desligar o sitema de bombeamento, retornando quando houver a queda da temperatura. Veja a animação abaixo.

Vantagens:

A principal vantagem do aquecedor solar para piscinas é a questão da economia. Com o passar do tempo você recupera o valor pago na compra e na instalação do aquecimento solar, deixando de gastar com energia elétrica.

Uma outra vantagem do aquecedor solar de piscinas é que, em regiões de muita exposição solar, ele é capaz de atingir temperaturas mais altas do que o trocador de calor (sistema convencional com uso de energia elétrica) atingiria. Isso é um benefício enorme uma vez que o Brasil é um país de clima tropical que, em geral, passa mais de 3/4 do ano com sol.

De fácil Instalação, os aquecedores solares se adaptam a qualquer área, visto que os coletores do sistema de aquecimento podem ser instalados no chão ou no telhado! Instalado de maneira correta, requer pouca manutenção e pode ficar anos funcionando perfeitamente.

A Piscinas Planalto conta com aquecedores e placas solares de ponta para você aquecer de forma eficiente a sua piscina. Aproveite nossas promoções, entre em contato conosco e faça seu orçamento sem compromisso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário