5 tipos de sauna para a sua área de piscina



Ela apareceu há cerca de 9 mil anos, criada por povos nômades que ocuparam a Finlândia na pré-história. A invenção finlandesa deu origem ao tipo que hoje conhecemos como sauna seca. O banho de vapor ou sauna úmida surgiu bem depois, na Grécia antiga.* 

Mas foram os turcos que mais avançaram nessa técnica, aquecendo caldeirões de bronze cheios de água em grandes salões de mármore com teto côncavo, desenvolvendo o chamado banho turco. Entre todos esses povos, a sauna era muito popular por seu suposto poder curativo.**

Hoje a sauna é um ambiente superaquecido onde os usuários podem relaxar e se beneficiar das vantagens da alta temperatura.


Os tipos

Os diferentes tipos de sauna existentes variam de acordo com o ambiente produzido ou com sua fonte de calor. Veja: 


1) Sauna Seca

A ambientação característica desse tipo de sauna inclui madeira e em alguns casos o uso de essência de eucalipto para um banho mais relaxante. O local é seco e muito quente, com temperaturas que podem ultrapassar os 70°C. Devido à temperatura elevada, a permanência das pessoas em seu interior é curta


2) Sauna a Vapor ou Sauna Úmida

O ambiente criado aqui é quente e extremamente úmido. Sua temperatura é ligeiramente menor que a temperatura de uma sauna seca, ficando no geral nos 60°C. O uso de essências, como a de eucalipto, também é muito comum e o efeito relaxante é maior devido a umidade do ar.




3) Sauna Elétrica

Podem criar ambientes secos ou ambientes úmidos. Funcionam basicamente como o chuveiro elétrico. Com uma resistência acionada aquece o ambiente. 

Em saunas elétricas secas, esta resistência fica exposta ao ar e o aquece desta forma.

No caso de saunas elétricas a vapor, a resistência fica imersa numa espécie de "reservatório". Ao aquecer a água o vapor é direcionado para o ambiente da sauna por meio de uma tubulação de cobre. 

Este tipo de sauna é mais indicado para hotéis, motéis e outros locais onde as saunas serão individuais, e para apartamentos, casas ou locais onde não há espaço disponível para equipamentos de dimensões maiores.


4) Sauna a Gás

Aquece o ambiente com a queima de gás GLP. São ideais para chácaras, fazendas, casas e sítios onde o ambiente da sauna terá maior capacidade de pessoas.


5) Sauna à Lenha

Pouco comum mas há locais onde este tipo de sauna pode ser o mais adequado. Requer disponibilidade de lenha para a queima, que deve ser feita de maneira sustentável e responsável.


Orçamento

Com a modernização deste mercado, já temos saunas que podem ficar inclusive no interior do ambiente. Outros modelos possuem um termostato para o controle da temperatura no interior do ambiente. Ficou curioso ou pretende construir a sua sauna? Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. 

(*/** - Fonte: Site da Revista Mundo Estranho, Editora Abril)

Nenhum comentário:

Postar um comentário