Como escolher a melhor opção de piscina?


Existem vários tipos e formatos de piscinas. Ao escolher o tipo de piscina a se construir, são vários os fatores que devem ser levados em consideração. Desde a área do terreno, até o orçamento podem influir no momento de decidir sobre a melhor opção.

Prefira os meses de inverno para construir e instalar a sua piscina. É um período onde as chuvas são mais escassas e a possibilidade de atrasos nas obras é bem menor. Além disso, você também pode obter preços mais baratos na compra da piscina, por ser uma época de baixa demanda.

Mas antes de escolher entre um tipo e outro, certifique-se do espaço disponível no terreno, do quanto pretende gastar e do tempo necessário para a sua construção.

A principal diferença entre tipos diferentes de piscinas é como a bacia é construída. Existem vários estilos diferentes de piscinas, cada um com suas vantagens e desvantagens.

As piscinas acima do nível do chão



As piscinas portáteis ou piscinas acima do solo dispensam qualquer manutenção quando desmontadas e possuem a possibilidade de serem transportadas em mudanças. 

No Brasil, popularmente, são vendidas piscinas de 1000 litros. Porém além de serem pequenas, essas piscinas não possuem a possibilidade de instalação de motor, restando a troca de água periódica como método de manutenção.

Piscinas de médio porte portáteis é uma grande novidade e veem cada vez mais se popularizando. Necessitam apenas serem montadas no local escolhido e podem ser estruturadas com material metálico, plástico rígido ou, até mesmo, plástico inflável.

O principal cuidado que se deve ter na instalação, é a necessidade de se limpar muito bem o material da própria piscina e a área ao redor dela, eliminando-se qualquer objeto cortante do chão. Esse tipo de piscina é imbatível quando os quesitos são tempo de instalação, praticidade e custo.

As piscinas de fibra de vidro



As piscinas de fibra são uma boa opção quando se deseja uma piscina de fácil manutenção e baixo custo. Basta escolher o modelo de piscina mais adequado para seu terreno e sua família para em muito pouco tempo você poder desfrutar tranquilo de um gostoso mergulho. Sua instalação é bem simples e a manutenção também é descomplicada

É preciso ficar atento na escolha do modelo e dê preferência aos fabricados com fibras mais espessas, cuja resistência é bem maior. Quanto aos tamanhos, lembre-se de que eles já são pré-estabelecidos pelos fornecedores, não oferecendo as alternativas do vinil e do concreto

A piscina pode chegar a dez anos de duração, dependendo, naturalmente, dos cuidados de manutenção, mas sua desvantagem é que após os dez anos, quando for necessário fazer esta troca, não se pode garantir que você encontre exatamente o mesmo formato e tamanho de piscina para repor, além é claro que não deve ser tão fácil fazer esta troca.

Outra desvantagem desse tipo de piscina é a impossibilidade de esvaziamento, sem que se faça um trabalho de escoramento das paredes, e a fragilidade da pintura, que acarreta invariavelmente em desbotamento de sua cor. Muito cuidado deve-se ter ao aplicar produtos químicos nesse tipo de piscina. O uso de algicidas à base de cobre deve ser evitado, pois, frequentemente, causam manchas amareladas ou azuladas. A aplicação de cloro jamais pode ser exagerada.

As piscinas de concreto 



As piscinas de concreto são as mais resistentes. Seu acabamento é bem diversificado, podendo ser utilizado pastilhas, azulejos e até mesmo pedras. Projetadas a partir do desejo de seu proprietário e construídas em harmonia com o projeto arquitetônico circundante.

Mas piscinas de concreto armado ou alvenaria estrutural construída para receber revestimento cerâmico tem um custo de construção bem maior que as piscinas de fibra ou vinil. Já a sua manutenção exige mais cuidados, devido à possibilidade de aparecimento de sujeiras nos rejuntes e a facilidade da manifestação de algas

Sua vida útil ultrapassa os dez anos, quando bem construída e impermeabilizada, sem apresentar qualquer problema. Já o seu custo final pode chegar a três vezes a mais do que as piscinas de fibra e vinil e o seu tempo de construção oscila entre quarenta a sessenta dias.

A mudança em seu revestimento amplia ainda mais as possibilidades de decoração e personalização das piscinas de concreto por meio da confecção de mosaicos e combinações de cores variadas.

Porém não são raros os casos de vazamentos. Muitas vezes, com o adensamento do solo ao seu redor, pequenas fissuras são formadas no concreto, que podem aumentar com o passar dos anos criando vazamentos difíceis de serem sanados

As piscinas de vinil



Você pode optar por uma piscina de vinil pela total liberdade nos tamanhos, formatos e profundidade da sua piscina, já que a versatilidade da piscina de vinil e a construção da estrutura em alvenaria acompanham curvas e ângulos dos projetos mais ousados, pelo bom gosto do acabamento expresso em uma variedade de estampas de vinil que acompanham as últimas tendências, pela praticidade do transporte e pela ágil construção e instalação da piscina o que economiza tempo e mão de obra.

A vida útil é de dez a doze anos. Não tem tantos problemas quanto a de azulejo. E quando for preciso fazer a troca, pode-se aproveitar para trocar a cor, os desenhos e renovar o visual de sua piscina.

A instalação também é simples e relativamente rápida, em torno de vinte dias após a realização das obras de alvenaria. Você dispõe de várias formas, tamanhos e estampas. As piscinas de vinil tem sua manutenção idêntica às piscinas de fibra de vidro. Apesar das mantas vinílicas utilizadas serem resistentes, deve-se ter atenção quanto ao risco de perfuração com objetos pontiagudos. 

Uma piscina de vinil é mais fácil de limpar, já que não tem os rejuntes das piscinas de azulejos, que facilitam a formação de algas e fungos. Porque devido às características do próprio vinil sua piscina fica naturalmente mais quentinha

Outro bom motivo de escolher uma piscina de vinil é que com a economia gerada pela construção diferenciada em blocos de concreto e acabamento vinílico vão sobrar recursos para você incrementar sua piscina com opcionais como aquecimento, iluminação, prainhas para crianças, escadas ou bancos internos, SPA, cascatas e etc


Além da rapidez e facilidade de construção, o vinil oferece segurança, durabilidade e um acabamento nobre. Sem os problemas de transporte, vazamentos, rejuntes, fissuras, ondulações e tantos outros comuns às piscinas de fibra ou azulejos.

A Piscinas Planalto é uma empresa especializada em construção e reforma de piscinas de vinil. No mercado há mais de 17 anos com o compromisso de prestar o melhor serviço em construção e reforma de piscina de vinil. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário