Saiba como esvaziar sua piscina


Esvaziar sua piscina, ou drenar -como é mais comum falar- pode parecer fácil para os iniciantes, mas embora pareça estranho, é preciso primeiro verificar as leis municipais em sua cidade para determinar a frequência de descarregamento de água nas redes de esgoto. 

Em algumas cidades, essa frequência é limitada, na capacidade e nos compostos químicos permissíveis  que serão despejados, o que assegura uma eliminação segura da água nos esgotos, evitando transbordamento das bocas de lobo, dentre outros problemas.

Algumas bombas excedem em muito a frequência de descarregamento máxima da cidade. E uma piscina com um PH muito baixo precisa ser neutralizada antes da drenagem para os caleiros públicos.

Antes de drenar a água da sua piscina, é preciso desligar a eletricidade. É necessário desligar todos os equipamentos de circulação de corrente que você possua em sua piscina, como também as luzes aquáticas, por exemplo.

Existe a opção menos eficaz, barata e demorada de fazer o esvaziamento de sua piscina. Para isso é necessário apenas colocar uma mangueira dentro da piscina e depois colocar a boca na outra ponta. Sugar até começar a sair água e deixar que toda a água saia.

Não é a melhor forma de fazer a drenagem, pois além de ser demorada, sua mangueira pode não se acoplar a caixa de esgoto ou cano de esgoto, onde a água da piscina deve ser eliminada. Por possuir produtos químicos misturados à água, não é aconselhável dispensá-la em qualquer superfície ou ambiente.

Não é recomendável reutilizar a água da piscina para irrigar gramados, plantas ou arbustos. Certos gramados ou certas plantas não reagem bem ao excesso de cloro e sal. Certas espécies de plantas podem receber água da piscina, mas outras mais sensíveis a sais não devem ser irrigadas desta maneira.



Para drenar corretamente a água de uma piscina é necessário utilizar uma bomba de imersão. É o método mais seguro e rápido. Pode parecer uma tarefa fácil, mas é preciso tomar algumas precauções:

-Utilize uma corda em nylon para colocar a bomba de imersão na piscina.

-Adquira um fio terra ou dispositivo de corrente residual.

-Direcione as mangueiras para os caleiros públicos.

Quando esta drenagem é feita corretamente, para a rede de esgotos de sua cidade, esta água pode ser coletada e tratada. Toda a água será reciclada por seu município.

Então para drenar a água com a bomba, você deve mergulhar a bomba na piscina e plugá-la na mangueira. Certifique-se de que esta esteja corretamente conectada e que a outra ponta está encaixada no cano de saída antes de acionar a bomba. Feche todos os registros e então sim, pode ligar a bomba.

Observe a água desaparecer, monitorando seu descarregamento com atenção. O tempo que será gasto para drenar  a piscina vai depender primeiramente do tamanho da sua piscina e sua capacidade de armazenamento, depois dependerá também das leis municipais e da velocidade da bomba.

Atenção, não deixe a piscina secar 100% para não danificar a bomba, pois ela não pode aspirar somente “ar” para não aquecer. Remova o que sobrar manualmente. A quantidade de água que a bomba é capaz de remover vai depender dos contornos de sua piscina na parte do fundo.

Após desligar a bomba, sua piscina está pronta para ser limpa

Ter um bom equipamento faz a diferença no resultado de seu esforço, e a Piscinas Planalto trabalha com os melhores equipamentos do mercado. Venha nos consultar.

A Piscinas Planalto gostaria de desejar à todos um Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário