Benefícios do Spa de piscina



Todos sabem que a hidromassagem relaxa o corpo e produz uma grande sensação de bem-estar, mas poucos sabem que ela pode trazer benefícios à saúde.

Os banhos termais são usados ao longo da história da humanidade para fins medicinais. A técnica de hidromassagem foi criada para auxiliar os tratamentos medicinais que os banhos termais realizavam.

Hoje o uso da água como fonte de terapia é utilizado em hospitais e clínicas de fisioterapia, que é conhecido como hidroterapia (uso da água na prevenção e tratamento de doenças). Além é claro, de ser utilizado também como fonte de relaxamento em clínicas de spas espalhadas por todo o mundo.

Os Spas de piscinas produzem o mesmo efeito das banheiras de hidromassagem, e são indicadas para o uso na área de lazer (externas), acopladas às piscinas. A instalação dos dispositivos pode ser feita no sistema hidráulico de piscinas de vinil, sendo que o local mais adequado para a criação do Spa é na "prainha" (parte menor da piscina) ou em uma piscina compacta. Agora, com os Spas de piscina você pode usufruir dos benefícios de um banho de hidromassagem que proporcionam efeitos terapêuticos, relaxantes.

No Spa de piscina, a água atua como o agente massageador, uma forma de fazer da água uma forte aliada, com a vantagem de neutralizar qualquer tipo de impacto que provoque desconforto. Quando está quentinha, em temperaturas por volta de 35° a 37°, ela aumenta oxigênio e as substâncias nutritivas transportadas pelas células do nosso corpo. Com isso, a imersão na água reduz o peso corporal em aproximadamente 85% (deixando o menos denso) e a circulação sanguínea de um corpo imerso numa banheira vai ser estimulada e o resultado é que os líquidos vão ser drenados mais facilmente, relaxando os tecidos e beneficiando todo o sistema nervoso

Ele promove a dilatação das veias, por isso, o sangue circula melhor, trazendo tanto benefícios para o corpo, quanto para a mente, uma vez que nos relaxa profundamente.  Abaixo listamos alguns desses benefícios

- Dores musculares e das articulações:
Por reduzir o peso corporal (densidade) e ajudar na circulação sanguínea, os músculos do corpo relaxam, aliviando a pressão nas juntas e nos nervos. O que é ótimo também para quem pratica exercícios físicos, ajudando a aliviar as dores musculares do dia seguinte e produzindo uma sensação de bem-estar e energia revigorados.

- Stress e dores de cabeça:
Pelo fato de relaxar os músculos, outro benefício é alcançado, por reduzir a ansiedade e estimular a produção de endorfina (substância que produz a sensação de prazer), ajudando assim a reduzir o estresse. E quando sentimos prazer, além do nosso corpo, nossa mente também relaxa, ajudando também a aliviar as dores de cabeça.

- Melhora o sono:
sabemos que tomar um banho quente à noite ajuda muito a melhorar o sono. O que não seria diferente com o Spa de piscina. Com o corpo e a mente relaxados, você dormirá com mais facilidade e terá um sono mais profundo e revigorante. A qualidade do sono é fundamental para o desempenho de suas atividades ao longo do dia.

- Minimiza os efeitos das varizes e celulites:
Com os músculos relaxados e a melhora na circulação sanguínea, a água quente além de eliminar as impurezas da pele na dilatação dos poros, deixando-a com um aspecto mais sadia e viçosa, estimula e tonifica o tecido muscular, reduzindo a retenção de líquido e aliviando inchaços. Todos estes benefícios combinados podem resultar em uma melhora estética das celulites e varizes.

- Combate a artrite e a artrose:
Milhões de pessoas sofrem com dores causadas pela artrite e artrose. Ao reduzir o peso corporal (densidade) junto aos benefícios da água quente (entre 35° e 40°), as dores causadas pela doença são aliviadas, assim como a tensão nas articulações. É recomendado por muitos especialistas o tratamento de hidroterapia antes de começar as atividades diárias. Mas é importante consultar seu médico ou fisioterapeuta para indicar o tipo de terapia adequada ao seu caso.

- Ajuda nos problemas cardiovasculares e renais:
Com a melhora da circulação sanguínea, o coração envia mais oxigênio para o corpo, melhorando também a respiração. Os exercícios convencionais podem ser substituídos pela hidroterapia, que simula os mesmos benefícios, causando menos estresse para o coração. Claro que antes de substituir os exercícios convencionais é preciso consultar seu médico para indicação de tratamento ideal para cada caso.

- Ajuda a controlar o Diabetes:
Através de estudos realizados nos Estados Unidos, cientistas e médicos concluíram que sessões diárias de 30 minutos de hidroterapia, seis dias por semana, ajudaram pacientes de diabetes tipo dois, com uma redução de até 13% no nível de açúcar no sangue, reduzindo as doses de insulina. Além é claro, de ajudarem os pacientes a terem quedas na taxa de glicose, um sono mais revigorante e sensações de bem-estar.

Não existe um tempo ideal para o banho em um Spa de piscina, mas na maioria dos casos o banho leva em torno de 10 minutos para poder revigorar o corpo e em torno de 20 minutos para poder relaxá-lo.

A Piscinas Planalto deixa claro que é importante saber que embora o tratamento de hidroterapia, embora tenha benefícios para o corpo e a mente, não pode ser indicado aleatoriamente. É preciso buscar orientações dos médicos antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Bebês e crianças são mais sensíveis ao calor, sendo recomendados banhos mais rápidos. Por isso se faz necessário antes, uma consulta ao pediatra.



Contratando os serviços da Piscinas Planalto para a instalação de um Spa de piscina, além de benefícios únicos, você proporciona momentos agradáveis para você, sua família e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário