Capas de proteção para piscinas e suas diferenças



Quando se pensa em proteção e manutenção de uma piscina, principalmente agora com a epidemia da dengue, pensamos logo em uma capa para tampar a água da piscina.


Mas é preciso entender, é que existem tipos diferentes de capas para a piscina e cada uma delas possui uma finalidade para seu uso. Neste artigo vamos esclarecer essas dúvidas para que possamos ajudar vocês a escolherem a melhor opção, de acordo com o objetivo de cada um.

Existem hoje no mercado três tipos de capas mais comuns para piscinas. Essas capas são:

Capa de Proteção (com ou sem dreno)


A capa de proteção em sua maioria é feita com material laminado de PVC, reforçado com substrato 100% poliéster de alta tenacidade ou lona em tecido trançado de polietileno de alta ou baixa densidade e bainha reforçada com corda de nylon.

A capa de proteção é o tipo de capa para piscinas mais usada dentre todas, por ter um processo de limpeza mais fácil, também evitando mais uso de produtos de limpeza para piscina, tornando-se a capa com maior benefício de custo além de evitar acidentes como pessoas ou animais que possam cair acidentalmente na piscina.

Este tipo de capa foi criada para proteger sua piscina do sol e da chuva. É possível obter esta capa com o dreno ou sem o dreno, mas a vantagem do dreno é poder retirar a água que se acumula sobre ela em épocas de chuva, evitando mais trabalho manual, se quisermos eliminar a água parada que se acumula em sua superfície. Existe uma mangueira que é conectada no dispositivo de aspiração que geralmente é localizado na parte central da capa. A drenagem dessa água também ajuda a evitar futuros problemas, como formação de algas, mau cheiro e má preservação do material.

A durabilidade deste tipo de capa fica em torno de 2 a 3 anos, cada empresa disponibiliza uma capa que comporta certa quantidade de peso, permitindo que uma pessoa possa andar sobre ela, mas este peso pode variar de empresa para empresa. Portanto é bom pesquisar atentamente.

Capa de Tela


A capa de tela em sua maioria é confeccionada com fibras ou malhas de poliéster, coberta com PVC, com as bordas e cordas de nylon reforçadas. Existem algumas variações de modelos.

O objetivo deste tipo de capa é funcionar como uma grade que capta galhos, folhas e objetos que possam cair na piscina, além de ajudar com a energia elétrica utilizada na limpeza da piscina reduzindo o tempo de filtragem e aspiração. E em épocas de chuva tem a vantagem de não acumular água sobre sua superfície.

Mas existem algumas desvantagens, pois por ser de um material diferente como uma grade, ela permite que a água da piscina evapore mais rápido que os outros tipos de capas. E também por ser como uma grade, ela bloqueia objetos grandes como folhas, galhos, mas não protege contra alguns pequenos insetos, como o mosquito da dengue.

Ao colocar cloro na piscina é recomendado esperar alguns minutos antes de colocar a capa de tela, e também não é recomendado brincar ou andar sobre a capa de tela sem necessidade. A durabilidade deste tipo de capa fica em torno de 3 a 4 anos, desde que seja tratada como é indicado em seu manual. 

Capa Térmica


A capa térmica é feita industrialmente de filme plástico de polietileno e suas bolhas são resistentes a furos devido ao seu processo de fabricação eficiente, feito por meio de extrusão e não laminação.

É um tipo de capa muito utilizada para piscinas aquecidas, para que reduza o custo do aquecimento, mantendo até 80% do calor da água, podendo reter mais quando a piscina estiver em local aberto, exposto ao sol. A capa é feita com resistentes bolhas de ar que ficam em contato com a água, criando uma camada de isolamento entre a água aquecida e a atmosfera, retendo assim por mais tempo o calor da piscina.

Por ser feita com um material leve e por suas bolhas flutuarem na água para cumprirem sua função, esta capa não precisa ser fixada. Mas é preciso ficar atento para que a capa fique rente à borda da piscina, evitando a evaporação de água pelas laterais e, consequentemente, a perda de calor.

Fique atento ao fato de que a capa térmica não é uma capa de proteção, portanto não suporta nenhum objeto pesado, assim como pessoas ou animais. Sua vida útil fica em torno de 2 anos e é recomendada como complemento para todas as piscinas que utilizam algum serviço de aquecimento

A Piscinas Planalto se preocupa com a segurança de seus clientes, assim como também com a economia que o cliente pode obter com o uso de alguns equipamentos. Agora que vocês conhecem as capas para piscinas disponíveis no mercado e suas funções, basta escolher a melhor opção para seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário