Saiba por que medir o pH e o cloro de sua piscina



No verão, as piscinas são muito cotadas como uma forma de se refrescar e ainda se divertir. Mas com o aumento do uso da piscina, o cuidado, manutenção e limpeza precisam ser redobrados.

Medir o pH e o cloro de sua piscina é fundamental para se manter uma piscina cristalina, e proporcionar maior conforto aos banhistas, além do fato de que uma água bem equilibrada é mais fácil de ser tratada e prolonga a boa manutenção da piscina de seus equipamentos.

A sigla pH significa “Potencial Hidrogeniônico”. O pH é o indicador  que mostra o quanto a água pode estar ácida ou alcalina, ou seja,  é o poder de concentração de íons H+ dispersos na água, o que determina sua qualidade, pois se estiver acima ou abaixo do valor ideal, ele impede a ação eficaz do cloro, além de causar irritações na pele, nos olhos e mucosas e corrosão de peças metálicas, prejudicando a durabilidade da piscina e de seus equipamentos.

O valor ideal para o pH de uma piscina é entre 7.2 a 7.6 ppm. Se o valor estiver abaixo do ideal, a água se torna alcalina, que podem causar irritações na pele, olhos e mucosas, e se o valor do pH estiver acima do ideal, a água se torna ácida, o que prejudica a avaliação do estado da água da piscina. Se o pH de sua piscina estiver variando demais, é sinal de que a alcalinidade está desregulada.

O cloro é um produto usado para tratar a água da piscina eliminando micro-organismos e bactérias que podem causar doenças e inflamações. Claro que se usado na proporção adequada, não oferece nenhum risco à saúde.

O nível ideal  de cloro para a piscina é entre 1.0 a 3.0 ppm (o que indica que a água é potável). O ideal é sempre termos uma concentração mais baixa possível de cloro, pois se usado de forma inadequada, este tipo de produto pode transformar a água de sua piscina nociva à saúde, principalmente para pessoas alérgicas.

Para fazer a medição do pH e do cloro de sua piscina, é preciso adquirir um kit de medição (estojo de teste), onde serão indicados os valores da escala padrão junto com as instruções que devem ser seguidas a risca para não cometer nenhum erro na hora de medir os valores corretos. Com a ajuda deste kit, você poderá comparar e obter o valor exato de pH e cloro da água de sua piscina.

Caso a água esteja ácida, deverá ser adicionado mais pH+ (um pó branco com finalidade de aumentar o pH da água). E caso a água esteja alcalina, deverá ser adicionado um “diminuidor de pH” (um ácido muriático como ingrediente principal que diminui o pH da água).

Para medir o cloro da água da piscina, é importante que não seja utilizada a água da superfície. O ideal é recolher a água de uma profundidade de, no mínimo, 30 cm. de profundidade da piscina.



Para uma análise mais exata e eficaz dos valores a Piscinas Planalto indica que seja usado um kit diferente para cada função. Existem kits que podem fazer a medição dos dois agentes com os mesmos equipamentos e existem kits específicos para medir cada um deles.

Cuidar da limpeza e manutenção da piscina é essencial para que a vida útil do equipamento seja a maior possível, além do mais importante, que é cuidar para que um bom banho de piscina não prejudique a saúde de nenhum banhista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário