Entenda como funciona o aquecimento solar – Reservatório Térmico

Assim como informamos no artigo anterior, seguiremos postando artigos sobre o aquecimento solar de piscinas. E para que vocês possam entender melhor como funciona o processo de aquecimento solar, dividimos os artigos em partes, para explicar melhor cada etapa do processo de aquecimento solar.

Não percam o artigo anterior:
Prosseguiremos a série “Entenda como funciona o aquecimento global” com a função e funcionalidade do reservatório térmico.
 - Reservatório Térmico
O reservatório térmico também é conhecido por boiler. Um recipiente para armazenar a água aquecida pelas placas coletoras. Mas é necessário ter um reservatório térmico para o aquecimento solar de uma piscina?
Na verdade, no caso de aquecimento de piscinas, a própria piscina é o reservatório térmico. E como o reservatório térmico é utilizado para armazenar a água quente para o uso, isso significa que a piscina com água quente poderá ser usada a qualquer hora do dia.
O reservatório térmico é abastecido por outro reservatório de água fria (caixa d’água), que mantém o reservatório térmico sempre cheio. Resumindo, a água fria é encaminhada ao reservatório térmico, e este por sua vez, encaminha a água para o coletor solar, que irá aquecer a água e retorná-la ao reservatório térmico.
Os reservatórios térmicos, ou piscinas, são fabricados ou construídos para suportarem baixa ou alta pressão e podem armazenar água em altas temperaturas.









Para determinar a quantidade de placas coletoras utilizadas para o aquecimento da água da piscina, é preciso definir, antes de iniciar o projeto, a dimensão do reservatório, em nosso caso, o tamanho da piscina, também o uso empregado a ela, a quantidade de uso, quantidade de pessoas, etc. Somente após um questionamento detalhado será possível saber o dimensionamento a ser empregado para o aquecimento solar.
Os reservatórios térmicos devem ser instalados o mais próximo possível das placas solares, evitando perda de calor. No caso de piscinas, geralmente não é possível instalar o reservatório ao lado ou tão próximas das placas solares, e neste caso, o aquecimento solar pode vir com um sistema auxiliar elétrico ou a gás, para auxiliar na transição da água entre o reservatório e os coletores e também auxiliar em períodos nublados e chuvosos.  
A PiscinasPlanalto indica, para reduzir ainda mais a perda de calor, o uso de capas térmicas para piscinas.

Não perca mais dicas e informações sobre o aquecimento solar, e acompanhe nossa série de artigos sobre o tema. Para mais informações, entre em contato conosco nos telefones (31) 34414314 / (31) 998367478  WhatsApp / (31) 988118299 ou entre em nosso site www.piscinasplanalto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário