Entenda como funciona o aquecimento solar – Manutenção do Equipamento


Não adianta instalar um sistema de aquecimento solar para sua piscina ou sua casa e não saber como deve ser feita a manutenção do equipamento. Quando buscamos informações sobre um serviço de nosso interesse, é comum querermos saber todos os detalhes. E a manutenção é um detalhe que não pode passar em branco.

Este tema não poderia deixar de fazer parte de nossa série de artigos sobre o funcionamento do aquecimento solar.
Não percam os artigos anteriores:

- Manutenção do Equipamento
Antes de falarmos sobre a manutenção do equipamento, é preciso saber que o sistema de aquecimento solar também precisa de uma instalação adequada para que a manutenção seja feita de forma correta e no tempo certo.
Apesar da maioria dos equipamentos serem instalados sobre os telhados ou cobertura de edifícios e casas, ele deve ser instalado seguindo certos critérios, que às vezes permite que o equipamento seja instalado até mesmo no chão, ao lado da piscina.
Os critérios para a instalação do equipamento são; clima, direção do sol, segurança e código local de construção. Seguindo estes critérios, a manutenção do equipamento se torna mais segura e sem comprometimento.
Para a manutenção do equipamento de aquecimento solar para piscinas é preciso manter sempre em ordem o equilíbrio químico e o sistema de filtragem de sua piscina. A manutenção do equipamento é recomendada no mínimo uma vez ao ano. E mesmo que o equipamento não apresente nenhuma alteração neste período, a manutenção ainda é recomendada, pois a prevenção é fundamental para o alto desempenho e garante uma longa vida útil do sistema de aquecimento.
Para uma manutenção adequada, é preciso que o reservatório térmico (piscina) seja drenado para a eliminação de impurezas da parte inferior do sistema. Mas é preciso tomar cuidado e nunca drenar a piscina sem que haja um respiro de água no sistema, pois assim é evitado que o sistema gere algum dano irreparável em seu equipamento.
Na manutenção devem-se limpar as placas solares e o reservatório térmico, mas não é indicado o uso de removedores, como thinner, gasolina, etc. Estes produtos químicos podem danificar o produto. Também não é indicado que sejam introduzidos objetos dentro das peças das placas solares através de aberturas de passagem de água e alimentação elétrica, pois também pode danificar o equipamento. E o mais importante; não deve ser apoiado nenhum objeto ou pessoa sobre as placas solares, para evitar que a estrutura original do equipamento seja danificada, comprometendo seu desempenho.



O mais indicado no caso de manutenção do sistema de aquecimento solar é procurar uma empresa com profissionais qualificados para o trabalho, que farão a limpeza do equipamento e ainda verificar as válvulas de segurança, vaso de expansão, etc.
A PiscinasPlanalto está à inteira disposição de seus clientes para o esclarecimento de quaisquer dúvidas a respeito do sistema de aquecimento solar para piscina e vários outros temas. Entre em contato conosco nos telefones (31) 34414314 / (31) 998367478  WhatsApp / (31) 988118299 ou entre em nosso site www.piscinasplanalto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário