Entenda como funciona o aquecimento solar – Todos os pontos


O sistema de aquecimento solar para piscinas é formado por duas ou três partes; placa solar e reservatório, e em alguns casos, o sistema auxiliar.
Nos artigos anteriores, apresentamos cada um destes pontos e explicamos suas funcionalidades, além de falarmos também da manutenção do equipamento e sobre vantagens, desvantagens, curiosidades e dicas, assim como nos links relacionados abaixo.
Não percam os artigos anteriores:
Neste artigo, vamos juntar as informações dos artigos anteriores e fazer um pequeno resumo a respeito do funcionamento do aquecimento solar.
- Placa Solar
Como foi dito em artigo anterior, a placa solar é responsável por aquecer a água da piscina com a ajuda do sol, fonte gratuita, que aquece as placas, que por sua vez armazenam o calor e o transferem para a água que passa pelo interior de suas tubulações.


- Reservatório Térmico
O reservatório térmico, também conhecido como boiler, é onde a água que sai e volta aquecida é armazenada. Ou seja, no aquecimento solar para piscinas, o reservatório térmico é a própria piscina, que fornece a água para o sistema e recebe de volta a água aquecida pelas placas solares.
- Sistema Auxiliar
O sistema auxiliar é opcional e indicado para o uso da piscina em dias nublados e chuvosos, que no Brasil são poucos, ou também em momentos em que a piscina recebe mais banhistas do que o de costume, exigindo assim um maior uso do sistema de aquecimento solar. O sistema auxiliar pode ser movido a gás ou a energia elétrica.
- Manutenção do Equipamento
Para uma manutenção correta do equipamento é necessário a instalação correta do mesmo, seguindo os critérios adotados. Sua manutenção deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, no mínimo. Na manutenção é feita a limpeza das placas solares e reservatório térmico com o uso de produtos especiais para este fim, além de verificação de equipamento, como válvulas de segurança, vasos de expansão, etc.
- Vantagens
Entre as inúmeras vantagens do sistema de aquecimento solar para piscinas estão os benefícios com a economia, já que a fonte de energia, o sol, é gratuita; e o benefício para o meio ambiente, já que o sistema não prejudica o meio ambiente, pelo contrário, seu uso reduz o uso de matéria prima natural, utilizada em outros sistemas de aquecimento.
- Desvantagens
Sua principal desvantagem, além de para alguns, ser a única desvantagem, é precisar de um sistema auxiliar para aquecer a água da piscina em dias nublados e chuvosos.
- Curiosidades
Uma curiosidade que poucos sabem, é que, se todo imóvel no Brasil, possuísse um sistema de aquecimento solar, tanto para as piscinas, quanto para o imóvel, produziríamos energia para abastecer o país inteiro, sem o uso das empresas de abastecimento, e ainda sobraria energia para ser doada a outros países.
- Dicas
A instalação do sistema de aquecimento solar para piscinas não chega a ser complicado, mas não indicamos que o cliente tente fazer a instalação por conta própria, pois para uma instalação correta é necessário muito conhecimento e experiência, para que o sistema funcione corretamente. Procure uma empresa especializada para a instalação do sistema de aquecimento solar para sua piscina.
Além de especialista em piscinas de vinil, a Piscinas Planalto é também especialista em aquecimento solar para piscinas, trabalhando a mais de 20 anos no mercado, com clientes muito mais que satisfeitos.

Entre em contato conosco nos telefones (31) 34414314 / (31) 998367478  WhatsApp / (31) 988118299 ou entre em nosso site www.piscinasplanalto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário