Periodicidade de manutenção da piscina


A maior dúvida de quem pretende construir uma piscina em sua casa é em relação à manutenção desta. E existem muitos tutoriais e manuais que informam como deve ser feito a manutenção de uma piscina, mas poucas são as informações da periodicidade da manutenção nas piscinas.

Muitas pessoas ficam na dúvida; de quanto em quanto tempo é indicado que eu realize tal tarefa? Primeiramente, devemos deixar claro que não é possível passar uma previsão exata a este respeito, pois algumas funções relacionadas à manutenção de uma piscina dependem do uso que se destina à mesma. Tudo vai depender de quanto tempo em média sua piscina é utilizada, para qual finalidade, para quantas pessoas, etc.
Mas mesmo sem termos como passar uma previsão exata, podemos estipular um período médio entre alguns serviços, para que possamos assim auxiliar no começo para quem pretende construir uma piscina em casa. Vamos separar por itens:
- Filtragem;
A filtragem de uma piscina deve ser feita todas as vezes que a piscina for utilizada, ou seja, se a piscina for utilizada diariamente, a filtragem também deve ser feita diariamente.
- Cloro;
Dia sim, dia não. A cada dois dias, deve ser feito a análise do nível de Cloro Residual, mantendo na média de 0.5 – 2ppm. Sempre que identificado um nível fora do recomendado é necessário realizar a correção com os produtos indicados.
- pH;
Duas vezes por semana deve ser feito a análise do nível de pH, mantendo na média de 7.2 a 7.4. Sempre que identificado um nível fora do recomendado é necessário realizar a correção com os produtos indicados.
- Alcalinidade;
É indicado ser testada a alcalinidade da água a cada semana. Mas caso seja preciso realizar qualquer correção com o uso de produtos químicos também é recomendado fazer o teste de alcalinidade da água da piscina
- Algicidas;
Uma vez por semana é preciso realizar o tratamento da água com algicidas. Em casos de piscinas repletas de algas é recomendado o uso do algicidas de choque.
- Aspiração;
Para realizar a limpeza do interior da piscina usa-se a aspiração uma vez por semana, retirando as pequenas sujeiras com o uso de uma ponta no cabo, para não danificar o revestimento da piscina.
- Supercloração;
Caso a piscina seja utilizada com certa frequência, é recomendado a supercloração uma vez a cada mês. Também nos períodos de muita chuva.
- Bordas limpas;
É uma tarefa semanal, esfregar as bordas da piscina com uma esponja, evitando deixar cair a sujeira na água da piscina. Recomendado utilizar somente material indicado, como detergente aniônico neutro.
- Superfície da água;
Diariamente deve ser recolhido as folha e insetos, e também outros objetos suspensos na superfície da água da piscina, com a utilização de uma rede própria para esta finalidade.
- Filtro limpo;
Para que seu equipamento dure bastante tempo, também é preciso realizar a manutenção deles. No caso da limpeza do filtro, esta deve ser feita semanalmente e dura em média cinco minutinhos.
- Skimmer limpo;
Também semanalmente deve ser feita a limpeza do Skimmer da piscina, recolhendo a sujeira da cesta e também a lavagem do equipamento.
- Clarificação e decantação;
É um serviço de manutenção que deve ser feito sempre que necessário. Não existe um período pré-estabelecido, pois dependerá da correta manutenção dos outros aspectos da piscina.
Existem ainda alguns outros cuidados e manutenção exigentes da boa qualidade da piscina, mas que não requerem maior atenção no momento.
Estes são os principais pontos em que você precisa ficar atento, para manter sua piscina limpa e saudável. Para a manutenção de equipamentos, o recomendado é contratar profissionais aptos ao serviço.


A Piscinas Planalto pode disponibilizar profissionais para a melhor manutenção que sua piscina já viu. Entre em contato conosco nos telefones (31) 34414314 / (31) 998367478  WhatsApp / (31) 988118299 ou entre em nosso site www.piscinasplanalto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário