Cuidados com a Casa de Máquinas


Muito se fala sobre a piscina e como devemos cuidar para que ela fique sempre limpa e adequada ao uso, mas pouco se comenta sobre os cuidados que se deve ter também com a “casa de máquinas” da piscina.

Quando vemos uma casa de máquinas, nos deparamos com uma grande quantidade de canos, válvulas e registros. Neste momento surgem tantas dúvidas de como devemos cuidar daqueles equipamentos todos.
O primeiro cuidado que devemos frisar é evitar que banhistas curiosos adentrem na casa de máquinas e principalmente que mexam em seus componentes. Procure isolar a área ou fixar avisos para que não ocorram acidentes.
Caso a casa de máquinas seja instalada no interior de um ambiente, é recomendado que se tivesse também no interior deste ambiente, um extintor de incêndio. E claro, os disjuntores ou sistemas de energia que ligam e desligam as máquinas, devem ser instaladas do lado de fora, para que em caso de acidentes, seja fácil desligar os equipamentos.

A casa de máquinas deve ser instalada o mais próximo possível da piscina, se possível, em nível inferior ao da água da piscina. Mas a casa de máquinas também deve ser ampla ao ponto de poder comportar todos os equipamentos além de permitir a circulação de pessoas, para a realização da manutenção.

O local deve possuir boa ventilação, ser bem iluminado, de preferência com o piso revestido em azulejo, pastilha, ladrilho, etc. Desta forma fica fácil realizar a limpeza do ambiente. O local precisa possuir um sistema de drenagem, para que esteja sempre limpo e seco.

A casa de máquinas precisa ter uma entrada larga o suficiente para a entrada e saída dos equipamentos de grande porte, caso estes necessitem de reparos que não possam ser feitos no local.


Os produtos químicos não devem ser armazenados no mesmo compartimento da casa de máquinas onde ficam os equipamentos, pois os produtos podem produzir gases agressivos, que atacam os equipamentos da casa de máquinas. Em casos de piscina aquecida, o combustível nunca deve ser armazenado no interior da casa de máquinas.
No caso de outros acessórios, assim como mangueiras, capa para piscina, aspirador, rede, etc., estes acessórios podem ser guardados junto aos equipamentos da casa de máquinas, desde que estejam limpos e secos.


Cuidar de uma piscina é pensar em cada detalhe e em cada componente dela e ao redor dela, para que nunca ocorram acidentes e imprevistos. Por isso, uma dica que a Piscinas Planalto gosta de fornecer sempre a seus clientes, é manter um registro das instalações hidráulicas, numerados e identificados, para que possa simplificar o serviço da pessoa responsável pela limpeza e manutenção da piscina e de seus equipamentos. Desta forma o responsável poderá determinar as ações necessárias a serem tomadas, evitando danos aos equipamentos e outros contratempos que possam vir a surgir.
É preciso ficar atento aos equipamentos, para que estejam sempre funcionando perfeitamente. A Piscinas Planalto auxilia seus clientes em relação a estas e outras dúvidas sempre que necessário.

Entre em contato com a Piscinas Planalto nos telefones (31) 34414314 / (31) 998367478  WhatsApp / (31) 988118299 ou entre em nosso site www.piscinasplanalto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário