Sauna e seus benefícios para a saúde – Doenças


A sauna pode ser utilizada para muitas finalidades curativas. O banho de sauna é ideal para estimular os vasos sanguíneos que ajudam no processo de cura de infecções, dentre outras doenças.

Auxilia na desintoxicação do organismo, aliviando dores e auxiliando no tratamento de várias doenças.
Leia também nossos artigos anteriores:

Conheceremos mais a fundo, neste artigo, alguns dos benefícios que a sauna proporciona para nossa mente.
Doenças
- Auxílio contra as doenças respiratórias
O vapor do banho de sauna ajuda a abrir e descongestionar as vias aéreas e nasais, e o auxílio de óleos e ervas aromáticas ajudam também, proporcionando alívio com uma respiração livre e desimpedida. Os óleos e ervas são potentes agentes antibacterianos e antissépticos, melhorando os problemas de bronquite na mesma proporção que os antibióticos.
Um dos remédios caseiros para amenizar os sintomas do congestionamento das vias aéreas é suar, e nada melhor do que uma sauna para suarmos bastante. E a sauna tem o mesmo efeito de um umidificador, com a diferença de intensidade muito maior, pois há mais vapor, e também mais benefícios no seu uso. A sauna ajuda o corpo a combater ainda mais a constipação.


- Saúde do coração
O banho de sauna também é fundamental para o coração. Meia hora de banho de sauna, com intervalo a cada quinze minutos, equivale a dez minutos de exercício cardiovascular ou corrida leve. É um treino suave, que com o calor da sauna, dilata os vasos capilares e melhora o fluxo sanguíneo.
A sauna ajuda a reduzir significativamente a pressão arterial, aumentando a tolerância a exercícios e melhor consumo de oxigênio. O recomendado após o banho de sauna é a imersão em água fria, aproximadamente 15 segundos entre cada banho de sauna, pois esta alternância entre o frio e o calor faz com que a corrente sanguínea seja revertida para o interior do organismo, condicionando e fortalecendo o sistema regulador cardiovascular.


- Doença arterial coronariana
Em vários estudos, mostrou-se que a exposição à sauna é bem tolerada por pacientes com a doença arterial coronariana. Porém existem alguns questionamentos quanto a riscos no banho de sauna, com efeitos adversos na doença arterial coronariana.
Mas alguns estudos indicaram que o banho de sauna não provocou sintomas clínicos, apontando efeitos favoráveis, semelhantes aos proporcionados pela corrida e pela natação. Em alguns estudos, é sugerido que o tratamento com o banho de sauna poderia prevenir a aterosclerose, especialmente se combinada com dieta e exercícios.
Também especula-se que um dos benefícios da sauna é além de diminuir os riscos de doença arterial, o poder de aumentar a expectativa de vida. Mas em todo caso, ressaltamos que é indicado consultar primeiro, seu médico, antes de começar um tratamento constante com o banho de sauna, principalmente caso faça uso de algum medicamento.

Conheça mais sobre os benefícios que a sauna traz para nossa saúde acompanhando os artigos da Piscinas Planalto. Entre em contato com a Piscinas Planalto nos telefones (31) 34414314 / (31) 998367478  WhatsApp / (31) 988118299 ou entre em nosso site www.piscinasplanalto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário