Sauna e seus benefícios para a saúde – Vantagens e Desvantagens

O uso da sauna pode ser considerado uma terapia, sendo feita todos os dias, com banhos de 15 minutos cada. Esta terapia inclui o relaxamento corporal e mental, bem como a estimulação favorável para o coração e vasos sanguíneos, dentre os benefícios para outras enfermidades.

A melhor época para banhos de sauna é durante o inverno e outono, quando as temperaturas estão mais amenas, trazendo mais benefícios para sua saúde. O banho de sauna, se usado constante e corretamente, pode levar a benefícios poderosos. Mas é bom tomarmos certos cuidados, pois assim como tudo na vida, o banho de sauna contém suas vantagens e suas desvantagens também.
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Conheceremos mais a fundo, neste artigo, algumas das vantagens e também algumas das desvantagens que a sauna nos proporciona.
Vantagens e Desvantagens

- Vantagens

A sauna proporciona uma sensação de relaxamento corporal e mental, aliviando as tensões musculares e eliminando a sensação de desconforto e estresse.

O calor ajuda a eliminar as impurezas e toxinas da pele através do suor do corpo, deixando a pele mais limpa e hidratada.

O banho de sauna pode ser utilizado como métodos terapêuticos e fisioterapêuticos no tratamento de algumas enfermidades.

A sauna fortalece a circulação sanguínea corporal e estimula o coração.

As sessões ajudam na prevenção contra a flacidez da pele e celulites.

O banho de sauna também pode auxiliar em casos de distúrbios no sono, as sessões de banho de sauna ajudam a proporcionar um sono mais fácil e tranquilo, melhorando e muito a qualidade de suas noites.

Para quem sofre constantemente com constipações e obstruções nasais, a sauna pode auxiliar no alívio da respiração, descongestionando as vias aéreas, principalmente quando houver o uso de essências e ervas junto ao vapor da sauna.


- Desvantagens

Por ser um ambiente úmido, a sauna é propícia para a proliferação de fungos, por isso precisa de certo cuidados como o uso de chinelos e toalhas esterilizadas, para evitar entrar em contato com o banco ou o chão diretamente. Caso possua alguma doença contagiosa, é expressamente contraindicado o banho de sauna, já que o calor ajuda na proliferação dessas doenças.

A sauna não é indicada para quem possui caspa, principalmente se os cabelos estiverem presos, pois o vapor pode agravar o quadro das caspas pelo abafamento do couro cabeludo.

A sauna deve ser evitada por mulheres no período menstrual ou no período de gravidez.

Deve-se evitar o banho se sauna as pessoas que possuem doenças como; cálculos renais, diabéticos, enfisema, cardíacos, pressão baixa e pressão alta, problemas respiratórios graves, câncer, ou idosos acima de 60 anos e pessoas que possuam varizes.


- Dicas

Não ultrapasse três sessões semanais.

Não ultrapasse 15 minutos em cada sessão.

Não faça uso de bebida alcoólica antes ou durante a sessão.

Não entre na sauna com objetos metálicos.

Espere seu corpo fazer a digestão de alimentos antes de utilizar a sauna.

Ingira comida com mais sal após a sessão de sauna.

Ingira líquidos em grande quantidade após cada sessão.

Utilize toalhas entre você e o banco da sauna.

Utilize chinelos dentro da sauna.

Mantenha a porta da sauna fechada.

Como pudemos exemplificar, a sauna possui muito mais vantagens para nossa saúde do que desvantagens, mas existem algumas restrições. Por este motivo a Piscinas Planalto indica que antes de buscar os benefícios do banho de sauna, seja feito uma consulta médica para avaliar se o banho de sauna pode ser indicado.


Para aqueles que não possuem as restrições do uso da sauna, seu uso pode trazer benefícios maiores do que os imaginados. Vale a pena experimentar! Construa uma sauna em sua casa e aproveite o momento de lazer e descanso. Entre em contato com a Piscinas Planalto nos telefones (31) 34414314 / (31) 998367478  WhatsApp / (31) 988118299 ou entre em nosso site www.piscinasplanalto.com.br.

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