Conhecendo os esportes aquáticos – Maratona Aquática

As características dos esportes aquáticos são muita água e muita adrenalina. Vamos apresentar em uma sequência de artigos, os esportes aquáticos, com o intuito de inspirar nossos leitores a pratica de esportes, que pode começar dentro de nossa própria casa.

A modalidade maratona aquática é um esporte praticado em águas abertas, que significa todo tipo de natação praticada em lagos, rios ou mar aberto, onde geralmente os competidores nadam de 5 a 10 km.
O desafio da maratona aquática teve início a partir de 1875, quando o capitão inglês Mathew Webb teve a façanha de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre Inglaterra e França, após 21 horas, 45 minutos e um percurso de 64 km. O feito inspirou diversos nadadores, que passaram a percorrer longas distâncias em vários pontos do planeta. E desde então a modalidade vem se popularizando e ganhando mais espaço nos esportes aquáticos.
Em 2005, o Comitê Olímpico Internacional, decidiu integrar a natação de águas abertas nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, com disputa de 10 km. Após um mês, a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), decidiu também integrar a modalidade nos Jogos Pan-americanos, realizadas no Brasil em 2007.
Nas provas de maratona aquática, o nadador não utiliza nenhum equipamento além de seu traje de banho, óculos de proteção e touca. São proibidos equipamentos de mergulho, feitos de neoprene (borracha sintética), por exemplo. É permitido o uso de gordura na pele, que protege o nadador das águas geladas e irritações devidas ao sal dos mares.
Na disputa, os competidores podem se deparar com certas dificuldades, como a correnteza, temperatura da água e baixa visibilidade. Características não existentes nas disputas em piscinas. Os competidores também devem se hidratar, beber água, mesmo estando dentro da água, durante a prova.
O objetivo da competição é que os atletas cumpram determinada distância no menor tempo possível. As competições podem ser realizadas em lagos, rios ou mares. As disputas são divididas entre distâncias inferiores e distâncias superiores a 10 km. E as provas são regidas pela Federação Internacional de Natação. As águas abertas englobam também a categoria “Masters”, para atletas acima de 25 anos que tenham abandonado a alta competição, mas que podem utilizar a categoria para continuar a praticar a modalidade.




Embora a maratona aquática seja uma novidade nas Olimpíadas, a modalidade vem sendo disputada em águas abertas há mais de dois mil anos. E hoje, sua modalidade representa o reconhecimento e importância das disputas de natação em águas abertas, nos mais diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

Inspire-se nos esportes aquáticos para praticar algum deles. Você pode começar a treinar em casa mesmo. Construa uma piscina em casa e divirta-se enquanto pratica esporte. Consulte os projetos da PiscinasPlanalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário