Conhecendo os esportes aquáticos – Biribol

Vamos dar sequência a nossos artigos sobre os esportes aquáticos, com o intuito de inspirar nossos leitores a praticar esportes que podem começar dentro de nossa própria casa. E o esporte de hoje será o biribol.

O Biribol nada mais é do que uma similaridade do vôlei realizado nas quadras e praias. O vôlei na água. Se jogar vôlei já é uma atividade prazerosa, imagina praticar o esporte enquanto toma um banho de piscina?!
Um esporte refrescante, totalmente brasileiro, criado em São Paulo, na cidade de Birigui, no ano de 1968, pelo professor e empresário Dario Miguel Pedro. Enquanto era uma atividade praticada entre um grupo de amigos, o esporte ganhou o nome de Frescobol, mas com a necessidade de estabelecer regras, foi patenteado como Biribol, em 1978.
Democrático e divertido, o biribol pode ser praticado por ambos os sexos, por jovens, pessoas idosas sem nenhum limite de idade, com qualquer peso. É uma prática que proporciona benefícios físicos e psíquicos, muito recomendada para portadores de necessidades especiais, com problemas cardíacos, artrose e até alguns casos de traumas.
O esporte é praticado por dois ou quatro jogadores de cada lado. Divide-se em partidas de três ou cinco “setes” de doze pontos cada um, em uma piscina com 4m x 8m x 1,30m (profundidade), bola esférica, de nylon ou material similar, a prova d’água, de 56 a 60 cm de circunferência e 270g a 290g de peso e postes de sustentação com rede de 2,62m para o masculino e 2,40m para o feminino.








É um esporte fácil de ser praticado, sem necessidade de saber nadar, pois os jogadores ficam em dentro da água com os braços levantados. O esporte faz com que o atleta use todos os músculos do corpo, adquirindo um grande desenvolvimento físico.
Um esporte ainda pouco conhecido, mas que já caiu no gosto dos brasileiros. O biribol se espalhou por vários estados e hoje possui até um campeonato brasileiro, administrado pela Liga Nacional de Biribol (LNB), fundada em 1999, responsável também pelos Jogos Regionais e Jogos Abertos do interior do estado de São Paulo e a Copa Sesc – TV Progresso.
A Liga Nacional de Biribol conta com equipes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. E hoje a Liga evoluiu e ajuda a montar equipes para competições com oferecimento de treinos e suporte necessários para os atletas.

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário