Conhecendo os esportes aquáticos – Esqui Aquático

Com o intuito de inspirar nossos leitores a se aventurar pelo mundo dos esportes aquáticos, continuaremos com nossos artigos sobre o tema. E hoje falaremos um pouco sobre o esporte esqui aquático.

O esqui aquático pode ser praticado em lagos, rios e até oceanos. Para a prática do esqui é necessário no mínimo duas pessoas. O esquiador é puxado por um barco a motor através de uma corda de esqui, fechando em cima da água em um ou dois esquis. Pode ser praticado por todos os gêneros e idade.
Existem várias versões sobre o surgimento deste esporte. Em uma das versões, conta-se que no século XX, um esquiador suíço, em uma descida desenfreada, deparou-se com um lago, e com o embalo de sua descida, deslizou por vários metros; e assim começou a história do esqui aquático. Em outra versão, conta-se que em 1927, um homem em um grupo de franceses de férias nos Alpes teve a ideia de trocar esquis de neve por esquis flutuantes sobre as águas; e assim surgiu o esqui aquático.
Mas a história mais aceita entre todas é a de um norte-americano chamado Ralph Samuelson, no ano de 1922 utilizou um esqui de neve para deslizar nas águas do lago Pepin puxado por uma lancha, em Minesota, nos Estados Unidos. Mas os primeiros esquis específicos para a água foram patenteados pelo norte-americano Fred Walter em 1925.
O que podemos dizer é que independente da versão verdadeira, o esqui aquático virou febre em 1930 e alguns anos depois, em 1946 foi criada a International Ski Organization e em 1949 foi disputado o primeiro Campeonato Mundial de Esqui Aquático.
Apesar de ser um esporte bastante praticado, o esporte não foi reconhecido como uma modalidade olímpica apesar de ter tido uma única participação, em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique, como exporte-exibição.
São três categorias do esporte; Slalom, esqui único om maior desenvolvimento dentro da água, contornando o maior número de boias. Rampa, com determinação do vencedor por distância do salto. Truques, com execução de manobras com pontuações para definir o ganhador.










O esqui aquático requer equilíbrio do esquiador que é puxado pelo barco de 5,9 m de comprimento e motor de 300 cavalos, através de uma corda a 80km/h. O barco é munido de um sistema automático de velocidade que mantém a aceleração constante.
Para a prática do esporte, o local ideal é em lagos protegidos da interferência do vento, com dimensão de 700m X 80m, facilitando a performance dos esquiadores.
O esporte conquistou os brasileiros, que hoje são a maior concentração de praticantes do esporte no mundo. O país oferece as melhores condições para a prática do esporte, como litorais extensos, muitos rios, lagoas, lagos e represas, além de um clima tropical e muito sol quase o ano inteiro.

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário