Conhecendo os esportes aquáticos – Polo Aquático

Continuando com nossos artigos sobre os esportes aquáticos, com o intuito de inspirar nossos leitores a praticar esportes que podem começar dentro de nossa própria casa, seguiremos com o esporte aquático polo aquático.

O polo aquático é um esporte oficialmente criado no século 19, na cidade de Londres (Inglaterra), mas existem indícios da prática do esporte desde o século 18, principalmente na Inglaterra e Escócia. Existem várias versões a respeito da criação do esporte, mas podemos dizer que o polo aquático é uma mistura de vários esportes, especialmente futebol, natação, handebol e rúgbi.
O nome polo aquático surgiu devido a sua semelhança com esporte terrestre polo, praticado em cavalos. A prática do polo aquático era feita com canoas e a bola era acertada com uma marreta. Atualmente no esporte, os jogadores se movimentam com as próprias pernas dentro da água e tentam marcar gols com as mãos.
Devido a grande popularização do esporte, foi acertado o primeiro confronto internacional, disputado entre as seleções da Inglaterra e Escócia, em 1880. Em 1885, a London swimming Association unificou os regulamentos existentes do esporte e o reconheceu oficialmente como polo aquático.
Junto com futebol, foi um dos primeiros desportos coletivos oficiais a entrar no programa olímpico. Estreou nos Jogos Olímpicos de Paris em 1900, porém, apenas na versão masculina. A versão feminina só foi incluída nas Olimpíadas de Sidney, em 2000.
A modalidade é disputada entre duas equipes, formadas por sete jogadores na linha e seis jogadores na reserva em cada equipe. As equipes são diferenciadas de acordo com a cor de suas toucas. O jogo é disputado em quatro partidas de 8 minutos cada. A piscina deve ter uma dimensão de 10x20 metros até 20x30 metros e 2 metros de profundidade.










É um esporte coletivo marcado pela movimentação, velocidade e resistência. Portanto, saber nadar é fundamental para a prática deste esporte.
As mais importantes competições de polo aquático são a Liga Mundial, o Campeonato Mundial e a Copa do Mundo de Polo Aquático. Comandado pela Federação Internacional de Natação (FINA), responsável pela organização de eventos e campeonatos internacionais, também é responsabilidade da entidade nacional Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que se responsabiliza pela realização de eventos e campeonatos brasileiros. 

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário