Conhecendo os esportes aquáticos – Rafting

Continuando com nossos artigos sobre os esportes aquáticos, com o intuito de inspirar nossos leitores a praticar esportes que podem começar dentro de nossa própria casa, seguiremos com o esporte aquático rafting.

O esporte aquático rafting é baseado na prática de descida por corredeiras de rios, com equipes que utilizam de botes infláveis a equipamentos de segurança. É um esporte que exige muita agilidade, força nos braços e atenção redobrada na condução do bote.
O rafting teve seu início em 1869 com sua primeira descida. John Wesley Powel organizou a primeira expedição no Rio Colorado, nos Estados Unidos, em barcos de madeira com remo central. Enfrentaram vários problemas de capotamento e choques em pedras, mas com o passar dos anos foram aprimorando as acomodações e o próprio barco, além de melhorarem suas técnicas de descida.
Somente após a II Guerra Mundial o rafting teve seu grande impulso, quando aventureiros na América do Norte passaram a usar os botes excedentes no exército, muito similar aos botes de hoje.
Já no Brasil, o rafting só chegou em 1982, após montada a primeira empresa brasileira TY-Y Expedições, com descidas pelo Rio Paraibuna do Sul e Rio Paraibuna, na cidade de Três Rios em Rio de Janeiro. Mas somente a partir de 1990 o esporte ganhou força e criou a modalidade com remos individuais.
O rafting pode ser praticado individualmente, em dupla ou equipes com capacidade para 6 a 8 pessoas. A descida passa por corredeiras e quedas de até três metros com botes que variam entre 3,65m até 5,50m. Os equipamentos obrigatórios são capacetes com regulagem interna, modelo ideal de colete salva vidas, remos leves e resistentes com comprimento de 60 polegadas e cabo de resgate de aproximadamente vinte metros.










Existem vários graus de dificuldades, para todos os gostos, e por isso pode ser praticado por qualquer idade e gênero. Para os iniciantes, a embarcação deve ser guiada por um instrutor, responsável pela orientação do grupo durante o percurso. O instrutor deve possuir o certificado de acordo com a norma técnica ABNT-NBR-15370 Competência de Pessoal - Condutores de Rafting.
Rafting é também um esporte profissional, no qual o Brasil é tri-campeão mundial. Um esporte que mistura adrenalina com segurança ao desbravar belas corredeiras.

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário