Conhecendo os esportes aquáticos – Vela

Daremos prosseguimento a nossa sequência de artigos sobre os esportes aquáticos, com o intuito de inspirar nossos leitores a praticar esportes que podem começar dentro de nossa própria casa. E o esporte de hoje será a vela.

Antes de falarmos sobre o assunto, vamos esclarecer uma dúvida frequente. O nome do esporte é Vela ou Iatismo? Na realidade os dois termos estão corretos.
Anteriormente o esporte era conhecido como Iatismo, mas seu termo foi modificado com o intuito de afastar certo ar elitista que rondava a entidade, e por este motivo resolveu mudar o termo utilizado para descrever o esporte de forma a valorizar os termos “vela” e “velejar”, por exemplo.
Desde a antiguidade, os barcos a vela são utilizados como meio de transporte. Já no campo do esporte, seu surgimento teve início no século 17, com o surgimento do primeiro clube de vela, na Irlanda, o Royal Cork Yacht. Mas somente no século 18 é que foi realmente considerado um esporte, com a primeira competição internacional, realizada na Inglaterra em 1851, uma disputa entre o Royal Thames Yacht Club, da Inglaterra, contra o New Yacht Club, dos Estados Unidos, que ocorre até os dias de hoje.
Nas olimpíadas, o esporte teve seu início no ano de 1.900, na Olimpíadas de Paris, em Meulan. Mas sua aprimoração começou nas edições de 1920, na Bélgica e em 1936, na Alemanha. Neste período, diversas categorias da vela saíram e entraram na programação olímpica. O primeiro representante do Brasil do esporte nas olimpíadas foi o velejador brasileiro Walter Heuer, nos Jogos de Berlim, na Alemanha, em 1936.





A vela é um esporte baseado na navegação, com envolvimento de barcos movidos apenas por propulsão à vela. Nos últimos anos, com o avanço de design e tecnológico, os barcos passaram por diversas modificações para barcos menores e mais leves, utilizados atualmente.
O ambiente para a prática do esporte deve ser em área aberta e extensa, sendo o mar um dos meios mais apropriados e usados. O objetivo é acumular o menor número de pontos ao final de uma série de regatas. As competições são classificadas de acordo com o número de tripulantes no barco, com a mastreação e com o número de velas usadas.


A responsabilidade de manutenção e fiscalização do esporte é a Federação Internacional de Iatismo. (ISAF)

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário