Conhecendo os esportes aquáticos – Mergulho

Continuando com nossos artigos sobre os esportes aquáticos, com o intuito de inspirar nossos leitores a praticar esportes que podem começar dentro de nossa própria casa, seguiremos com o esporte aquático mergulho.

Mergulhar é uma das práticas mais antigas que é considerado hoje, um esporte aquático. O mergulho nasceu da vontade do homem em explorar o mundo submarino, desde as buscas por alimento. Esta prática criou um esporte muito praticado no mundo todo.
O mergulho consiste na prática de submergir segurando a respiração ou utilizando de equipamentos de oxigênio. O mergulho como esporte só foi possível após o oceanógrafo Jacques Cousteau inventar o Aqualung, também conhecido por Scuba, um aparelho de respiração utilizado abaixo da água. Até então, antes de sua invenção, o mergulho não era considerado como esporte e não possuía disputas em competições.
Existem três modalidades no esporte de mergulho; livre, autônomo e dependente. No mergulho livre (ou apnéia), o mergulhador não utiliza de nenhum material para a respiração abaixo da água. No mergulho autônomo, o mergulhador leva com ele um equipamento que permitem sua respiração abaixo da água. Já no mergulho dependente (ou semi-autônomo), o mergulhador depende do suprimento de ar disponibilizado por um equipamento que fica na superfície, distribuindo o oxigênio para o mergulhador através de uma mangueira de ar.
Além do equipamento de respiração, também existem outros equipamentos para a prática do esporte, como as nadadeiras que auxiliam e dá mais força aos movimentos, a máscara que protege os olhos do mergulhador e permite a visibilidade, o cinto de lastro que é utilizado para compensar a flutuação, a roupa isotérmica que mantém o calor natural do corpo dentro da água, o profundímetro que indica a profundidade do mergulho, lanternas, bússola, luvas, etc.










No mergulho, a profundidade é restringida de acordo com a pressão nas áreas mais profundas, que mesmo as roupas de mergulho e equipamentos de oxigênio são incapazes de levar o mergulhador adiante. Mas com o profundímetro é fácil seguir a profundidade correta.
Atualmente qualquer pessoa pode se arriscar no mergulho, pois hoje contamos com equipamentos e tecnologias que promovem toda a segurança necessária para o esporte. Para a atleta Karol Meyer, detentora de 4 recordes mundiais e 8 sul americanos, o mergulho é um esporte como qualquer outro.

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário