Conhecendo os esportes aquáticos – Canoagem

Com o intuito de inspirar nossos leitores a se aventurar pelo mundo dos esportes aquáticos, continuaremos com nossos artigos sobre o tema. E hoje falaremos um pouco sobre o esporte aquático canoagem.

Nascido na Groelândia, onde as canoas serviam de pesca e trabalho aos esquimós. O uso destas canoas foi se espalhando para o mundo. E com o tempo nasce o esporte.
A canoagem é um esporte aquático de origem nativa norte-americana, praticado com canoas ou caiaques. É tido como um dos principais no mundo do esporte. Foi integrada aos Jogos Olímpicos no século XX e participou das Olimpíadas da Alemanha em 1936, se mantendo na competição até hoje. Podendo ser praticado por homens e mulheres de diversas idades.
Existem sete diferentes modalidades do esporte, como;
Velocidade: Disputadas em canais de 2km de comprimento, em percurso de 500m a 1.000m de águas calmas com raias demarcadas. São permitidos um, dois ou quatro atletas por canoa ou caiaque, exigindo muito esforço físico e explosão.
Slalom: Disputadas em águas brancas (corredeiras), em um percurso de 250m até 400m. Possui certa quantidade de obstáculos chamados de portas e os atletas precisam fazer o percurso em menos tempo e com menos erros, exigindo muito esforço físico e habilidade.
Maratona: Disputada em grandes percursos, em média de 15km ora por largos rios, ora por single tracks onde só passam uma embarcação por vez. A modalidade exige muito esforço físico e resistência, pois os atletas podem enfrentar trechos onde é preciso realizar a portagem, onde o atleta carrega sua embarcação de um local para outro, onde possa continuar a remada.
Oceânica: Disputada em águas marinhas, com levado grau de dificuldade em seu percurso, com embarcações mais velozes e mais estáveis. São exigidos muito esforço e rapidez para completar o percurso em menor tempo.
Pólo: Disputadas em águas calmas, entre duas equipes que se movimentam pela área o jogo através de canoas ou caiaques, com objetivo de marcar gols com uma bola igual a do polo aquático, exigindo muita prática e destreza dos atletas.
Ondas: Disputado em águas marinhas ou rios com ondas, com a prática de manobras e movimentos específicos em um determinado tempo. É exigido muito esforço físico e habilidade para enfrentar as ondas enquanto acumula pontos ao fim da disputa.
Descenso: Disputado em corredeiras que descem a favor do fluxo do rio, com embarcações de design diferenciado e aproximadamente 4,5m de comprimento e um volume na ponta da embarcação. Requer muita habilidade e sorte par percorrer o caminho com o menor tempo.










As entidades responsáveis pelo esporte são a Federação Internacional de Canoagem (ICF) e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBC), responsáveis também pelas competições e promoções de eventos do esporte.

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário