Conhecendo os esportes aquáticos – kitesurf

Com o intuito de inspirar nossos leitores a se aventurar pelo mundo dos esportes aquáticos, continuaremos com nossos artigos sobre o tema. E hoje falaremos um pouco sobre o esporte aquático kitesurf.

O esporte é praticado com uma prancha de wakeboard, puxada por uma corda resistente, conectada a uma grande pipa, com o objetivo de voar e deslizar sobre as águas. Um esporte novo e em relativamente crescimento no mundo todo, principalmente no Brasil.
O surgimento do esporte kitesurf foi através de dois irmãos franceses no ano de 1985. Bruno e Dominique Legaignoux eram navegadores, surfistas e windsurfistas. O nome escolhido para o esporte tem origem da junção da palavra inglesa kite (pipa) e da palavra inglesa surf (deslizar sobre a água). Apesar de ter sio criado em 1895, o esporte atingiu sua popularidade em meados de 1990.
Em 1998 foi disputado o 1° Campeonato Mundial, com 24 competidores. Em 2000 foi criado o Kiteboard Pro Tour, o 1° Circuito Mundial de Kitesurf, disputado nos países Cabo Verde, República Dominicana, França e Brasil. Em 2001 foi fundado a Kiteboard World Association (KWA) e a Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) que promoveu o 1° Desafio Brasileiro de Kitesurf, na cidade de Araruama.
Para a prática deste esporte são utilizadas as pranchas; que variam conforme o estilo do atleta (direcionais, bidirecionais e wakeboards), ligadas ao atleta por diferentes tipos de encaixes para os pés (alça, sandália e bota), as linhas; que são o elo de ligação do kite com o surfista (linha de vôo, linha de freio e linhas principais), o kite (pipa); que é o principal equipamento, feito com o mesmo material dos paraquedas, o cinto; que conecta o esportista com o kite e a barra de controle; que o atleta utiliza para controlar a sua direção e velocidade.










Nas competições, cada bateria é disputada por apenas dois atletas, para maior segurança dos atletas e do público. Em cada bateria os atletas disputam pela classificação para a fase seguinte. As manobras realizadas pelo esporte podem ser de transição (mudança de direção), salto (feitas no ar) e onda (feitas nas ondas com grande grau de dificuldade). Cada tipo de manobra possui uma pontuação diferenciada.
Uma mistura de surf, winfsurf e wakeboard, foi ciado como uma opção aos praticantes desses esportes em dias onde as condições do tempo não são favoráveis.

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário