A água da minha piscina está amarela. O que devo fazer?

É frustrante quando abastecemos nossa piscina e nos deparamos com uma água amarelada. A água amarela na piscina é sinônimo da presença de metais na água e/ou dosagem não adequada de cloro. Mas o que posso fazer para deixar a água limpa novamente?

Um problema muito comum na manutenção de piscinas é a alteração da cor da água. A cor amarelada na água da piscina é um problema muito comum, principalmente em casas que utilizam água de poço para abastecer a piscina. A água de poço possui um nível maior de metal, e não deve ser utilizada sem um tratamento adequado.
Ao identificar a cor amarelada na água de sua piscina, não permita que banhistas entrem na piscina, interdite a piscina e realize o tratamento da água o mais rápido possível. O tratamento deve garantir uma água saudável e manter a água cristalina.
Não existe nenhum segredo para o tratamento da água de uma piscina. Normalmente, quem possui uma piscina em casa, possui também um kit de limpeza. Se não possuir, deve adquirir imediatamente. Através do kit de limpeza, é possível medir o pH e Cloro na água da piscina.

Para tratar a água amarelada existem duas alternativas; utilizar um eliminador de metais ou realizar uma super cloração. Mas antes de realizar o tratamento da água, é recomendado ter a certeza de qual a causa da cor amarelada da água. E para isso existe um teste simples.


Teste a água com um balde cheio com a água da piscina, adicione uma colher de cloro granulado e aguarde por aproximadamente uma hora. Verifique se houve alteração na coloração da água. Se houver uma alteração e a água do balde assumir a cor de ferrugem, então significa que houve reação do cloro com os metais presentes na água.
No tratamento com o eliminador de metais deve-se colocar a dosagem recomendada para casa 1.000 litros de água (m³) e espalhar na superfície da piscina, deixando filtrar a água de 6 a 8 horas, ou conforme as recomendações do fabricante do filtro. Após a filtragem, aspire a piscina, coloque o cloro e corrija o pH da água e pronto!
No tratamento com a super cloração, conhecido como tratamento de choque, é feita a adição de uma quantidade de cloro superior á quantidade utilizada normalmente. Após verificar a Alcalinidade e pH da água, adicione 14g de cloro a cada 1.000 litros de água () e aguarde entre 1 a 4 horas. Depois da ação do cloro na água, ligue o decantador da piscina e deixe-o agir por aproximadamente 30 minutos. Ligue o filtro para limpar a água de resíduos e pronto!



Lembramos que o excesso de cloro na piscina de vinil acelera o processo de desbotamento do vinil e pode causar possíveis danos no trocador de calor. E muito importante é lembrar também de não utilizar tabletes de cloro em piscinas de vinil. O contato direto do tablete com o vinil pode danificar irreversivelmente a superfície da piscina. O recomendado é o uso do cloro orgânico ou inorgânico. A super cloração deve ser feita após o pôr do sol, visto que os raios ultravioletas destroem o cloro ativo.

Para uma piscina limpa e saudável é preciso um acompanhamento constante e manutenção adequada. A PiscinasPlanalto além de construir sua piscina, também trabalha com o tratamento da água de sua piscina. Entre em contato conosco pelo telefone (31) 3441-4314 e peça seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário