Conhecendo os esportes aquáticos – Natação

Finalizando nossos artigos sobre os esportes aquáticos, com o intuito de inspirar nossos leitores a praticar esportes que podem começar dentro de nossa própria casa, não poderíamos deixar de falar do esporte aquático natação.

A natação é a atividade de se deslocar no meio aquático sem o auxílio de equipamentos, através de movimentos e técnicas corporais e prendendo a respiração enquanto estiver submerso.
Existem relatos da prática de natação desde milhares de anos antes de Cristo. Não sabemos dizer quando foi que a primeira pessoa praticou a natação, mas podemos contar como surgiu a prática da natação como esporte.
Embora muito popular, a natação demorou a se transformar em uma competição organizada e com diferentes estilos existentes hoje, que surgiram ao longo da história do esporte. Na Grécia Antiga, a natação já fazia parte das modalidades das Olimpíadas. As primeiras regras para a prática da natação como esporte foram criadas no século XIX. O 1° Campeonato Nacional foi realizado na Inglaterra em 1869. E em 1896 a natação fez parte dos Jogos Olímpicos da era moderna.
Após ganhar força como esporte, em 1908 foi fundado a Federação Internacional de Natação (FINA), que até hoje é quem comanda as provas desta modalidade e de outras modalidades do meio aquático. No Brasil o esporte surgiu oficialmente com a Fundação da União de Regatas Fluminense, em 1897. O 1° Campeonato Brasileiro de Natação aconteceu em 1988 no Rio de Janeiro, entre as praias de Santa Luzia e Fortaleza de Villegaignon, e as provas consistiam em uma distância de 1.500 metros.
Atualmente são quatro estilos na natação. O Crawl é o estilo caracterizado por pernadas estendidas e alternadas junto da alternância de movimentos dos braços. O Nado de Peito é o estilo caracterizado por movimentos simultâneos, com os dois braços estendidos e unidos em um movimento de abertura vai-e-vem. Costas é o estilo caracterizado por pernadas estendidas e alternadas junto da alternância de movimentos dos braços, com a posição do corpo contrária à do Crawl. O estilo Borboleta é caracterizado por pernadas em ondulação com forte impulso do quadril e com os braços passados sobre a água.
O local ideal para a prática da natação é em piscina de 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura e com profundidade a partir de 1,35 metros.










A natação é uma das provas de maior tradição nas olimpíadas, além de ser um esporte que oferece muitos benefícios à saúde por trabalhar com diversos grupos musculares e articulações do corpo e ajuda a desenvolver resistência cardiorrespiratória, sem contar no alívio do estresse corporal e mental.
Agora que você está por dentro de vários dos esportes aquáticos, já pode começar a pensar qual deles tem mais a sua cara! O mais interessante é que alguns desses esportes aquáticos podem ser praticados dentro de sua própria casa. Basta ter uma piscina em sua área de lazer.

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário