Conhecendo os esportes aquáticos – Remo

Com o intuito de inspirar nossos leitores a se aventurar pelo mundo dos esportes aquáticos, continuaremos com nossos artigos sobre o tema. E hoje falaremos um pouco sobre o esporte aquático remo.

Remo é um esporte aquático de velocidade, praticado em barcos estreitos movimentados por remadas de atletas sentados de costas para a direção do movimento do barco. Praticado em lagos, rios, mares ou pistas específicas para a modalidade.
Há muitos séculos, o remo foi a forma de se locomover nas primeiras embarcações marítimas. Com a evolução, o uso de remos para locomover embarcações continuou sendo praticado apenas em pequenos barcos. Já foi utilizado com arma de guerra e foi de grande ajuda no comércio.
Existem relatos de competições de remo na segunda metade do século XX, como em 1315 em Veneza e 1715 na Inglaterra. Mas o remo como esporte tomou forma em 1829 com a Regata Anual no Rio Tâmisa. Desde então o desenvolvimento das embarcações foram se aperfeiçoando até chegar à maneira como o esporte hoje é praticado.
Em 1892 foi criado a Federação Internacional de Remo e em 1900 o remo se tornou um esporte olímpico participando das Olimpíadas de Paris – 1900. No Brasil, o esporte foi trazido pelos imigrantes alemães em 1880.
O esporte pode ser praticado por qualquer gênero e idade. Pode ser praticado individualmente, em dupla ou em grupos de quatro, oito ou até mais atletas. E a quantidade de remos utilizada dependerá do modelo do barco.










O remo demanda níveis muito elevados de força muscular e resistência. Por este motivo, o desporto tende a selecionar atletas altos e de membros alongados, devido à facilidade no padrão de exercícios.
Os barcos são divididos em duas categorias; parelhos (é utilizado dois remos por atleta) ou pontas (é utilizado um remo por atleta). E vale ressaltar a diferença da canoagem para o remo: na canoagem, a remada é realizada de frente, enquanto no remo, os atletas ficam de costas.
A qualidade de vida e bem-estar se eleva e muito com a prática de esportes, principalmente do remo, que auxilia no ganho de massa muscular, definição muscular e aumento da capacidade aeróbica.

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário