Conhecendo os esportes aquáticos – Windsurf

Continuando com nossos artigos sobre os esportes aquáticos, com o intuito de inspirar nossos leitores a praticar esportes que podem começar dentro de nossa própria casa, seguiremos com o esporte aquático windsurf.

Windsurf, também conhecido como prancha à vela, é um esporte aquático parecido com o surf. Uma vela fixada a uma prancha, com altura de 2 a 5 metros. Um esporte que consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento.
Acredita-se que o esporte teve origem na Flórida, na década de 1960, através da invenção do casal Newman e Naomi Darby, mas como a invenção não teve muito sucesso na época, eles não chegaram a patentear a invenção. Alguns anos mais tarde, os amigos Hoyle Schweitzer e Jim Grake novamente uniram as características do surf com o velejo e patentearam o equipamento em 1968, o chamando de windsurf. E assim começa a surgir o esporte.
Em 1973 foi produzida a primeira prancha em série e em 1984 teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos. A Professional Windsurf Association (PWA) é responsável pelas organizações de competições e eventos internacionais, assim como a regulamentação do esporte. No Brasil temos a Confederação Brasileira de Vela e Motor e a Associação Brasileira de Windsurf.
Sua estrutura funciona com a vela como um motor, com a função de captar o vento movendo a prancha. A retranca mantém o formato da vela ajudando a direcioná-la. O pé de mastro prende a vela à prancha, o mastro sustenta a vela em posição, os extensores servem para deixar a vela esticada, a alça prende o pé do surfista na prancha, a quilha ajuda a direcionar a prancha e o trapézio é utilizado para prender o velejador à vela.










São diversas manobras realizadas nas competições, em várias modalidades do esporte, desde modalidades radicais (como por exemplo, Freestyle e Wave) até as modalidades tradicionais e mais calmas (como por exemplo, Classe Olímpica e Slalom).
Esporte praticado por todos os gêneros e idades, seu espaço ideal para a prática é em ambiente aberto, de ventos fortes, sendo o mar o espaço mais utilizado. As praias do Caribe, Havaí e Ilhas Canárias são consideradas as melhores praias para a prática do windsurfe.

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário