Os benefícios da hidroginástica

Já mostramos em alguns artigos que a piscina pode ser usada para o lazer e para a prática de esportes. Agora falaremos um pouco do uso da piscina também para exercícios. E justamente para abordar este tema, escolhemos o exercício de hidromassagem.

A hidromassagem é a prática da ginástica debaixo da água. É considerado um exercício aeróbico, de baixo impacto e grandes benefícios. Ajuda na capacidade cardiorrespiratória, na fisioterapia e em muitas outras complicações, além de ajudar a emagrecer.
Pode ser praticada por qualquer pessoa, desde crianças à idosos. Sem discriminação de gênero, capacidade mental ou motora. Na verdade é altamente recomendada principalmente para pessoas com alguma lesão ou deficiência física. Na hidroginástica você exercita as pernas, braços, abdômen, costas, enfim o corpo todo de um modo geral.
A água é aproximadamente 12 vezes mais pesada que o ar, deixando os exercícios mais pesados, porém o corpo humano fica mais leve dentro da água, portanto os movimentos praticados são sentidos de forma mais leve. A água oferece um menor impacto físico com o solo (cerca de até 90% menos impacto) quando comparado com a ginástica fora da água.
Este pouco atrito com o solo faz com que a hidromassagem não seja acompanhada por dores musculares, transpiração ou sensação de cansaço, o que ajuda na recuperação de lesões, no tratamento de osteoporose, artrose, etc.
Normalmente a aula de hidromassagem é acompanhada por um professor (a), que acompanhado de uma música, passa os exercícios fora da água para que os banhistas possam repeti-los abaixo da água. E o medo de nadar não é desculpa para praticar a hidromassagem já que a piscina para esta finalidade possui um nível de água de acordo com a altura dos usuários, justamente para evitar riscos de afogamento. E algumas academias disponibilizam piscinas aquecidas para a prática do exercício, favorecendo sua prática mesmo em dias frios, como no outono e inverno.


Mais que uma ginástica praticada na água, a hidromassagem possui diversos benefícios para o corpo e a mente.
A hidroginástica ajuda contra doenças crônicas, favorecendo melhor utilização das articulações afetadas; amenta a resistência muscular; aumenta a flexibilidade, permitindo que as articulações possam se mover de forma mais fácil; queima calorias, reduzindo de 400 a 700 calorias a cada hora de exercícios; melhora o sistema cardiovascular, pois o coração parece funcionar melhor quando a pessoa está fazendo hidroginástica; alivia o estresse, já que o exercício exige maior concentração, calma e controle da respiração; até mesmo ajuda em uma gestação segura além de possuir outros diversos benefícios, uma lista extensa.
São exercícios agradáveis, divertidos, seguros e eficazes. Possui diversos benefícios. Mas apesar de serem exercícios de baixo impacto, é sempre importante consultar seu médico antes de praticar qualquer atividade física.



Aproveite os benefícios que a hidromassagem pode proporcionar e peça um orçamento com a PiscinasPlanalto pelo telefone (31) 3441-4314.

Nenhum comentário:

Postar um comentário