Os benefícios da natação

A natação é um dos esportes mais antigos e mais completos, além de ser também divertido, relaxante e saudável. A natação traz inúmeros benefícios, e pode ser praticado por qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou condição física.

Pesquisas já comprovaram que a natação possui grande eficiência para a saúde corporal e mental. A água é um remédio para o corpo, exercitando e relaxando o corpo sem efeitos agressivos que as outras atividades físicas fora da água podem provocar.
Muito se fala sobre os benefícios da natação quanto à circulação sanguínea, que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculo e órgãos, assim como também o benefício para a redução de riscos de episódios cardiovasculares por tornar o coração maior e mais forte, bombeando mais sangue para o resto do organismo e assim combater inflamações.
Mas estes não são os únicos benefícios da prática da natação para o nosso corpo. Com a natação também temos benefícios como a respiração, pois a natação exercitam os músculos da parede torácica, fortalecendo-a e aumentando sua elasticidade permitindo uma maior oxigenação. E por consequência, a boa respiração ajuda a reduzir sintomas de asma e alergias.
A prática da natação envolve a maior parte dos músculos, aumentando-os de tamanho e força enquanto protege os tendões e ligamentos. Também contribui para a melhora da resistência óssea. E o fortalecimento dos músculos potencializa a flexibilidade e equilíbrio. Por trabalhar todo o corpo simultaneamente, a natação ajuda as articulações e ligamentos a se soltarem e se tornarem mais flexíveis. Este melhor controle sobre o corpo ainda favorece na coordenação motora aprimorando o equilíbrio por um maior período de tempo.
Na natação, nosso corpo tende a se tornar mais leve por se encontrar dentro da água e os exercícios não afetam as articulações provocando as temidas dores musculares. É uma prática de baixo impacto, que trabalha o corpo todo sem qualquer impacto severo ao sistema esquelético. Os exercícios parecem mais leves e parecem trabalhar menos o movimento muscular. Mas só parece! A natação é muito indicada para a reabilitação em casos de lesões.
Claro que não podemos deixar de falar sobre a vantagem de perder algumas calorias com a natação. Na natação seus músculos trabalham cinco, seis vezes mais do que em terra, portanto o gasto calórico é bem maior do que em outros esportes. A quantidade de perda de calorias só dependerá da intensidade e frequência de seus treinos. O exercício melhora a postura corporal, aumentando a flexibilidade da coluna. E todos estes benefícios juntos trazem uma satisfação de prazer e bem-estar enorme, te deixando mais disposto e com um humor muito mais saudável.
E como uma coisa puxa a outra; com o bem-estar e boa disposição da natação, seu corpo e mente experimenta uma sensação de relaxamento, eliminando o estresse. O som da respiração, aliado ao som da água, age como um mantra em nosso subconsciente e o nível de endorfina tende a ficar mais elevados com as braçadas. E novamente uma coisa puxando a outra; com corpo e mente relaxados e bem trabalhados, você ganha uma ótima condição física, com o auxílio na prevenção de várias doenças, e consequentemente uma longevidade maior.



Por estes e muitos outros benefícios que a natação proporciona, recomendamos que use e abuse da prática do esporte e tenha uma melhor saúde e boa forma. Comece por construir uma piscina em sua casa e aproveite de todos estes benefícios. Entre em contato com a PiscinasPlanalto pelo telefone (31) 3441-4314 e faça o seu orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário