Troca de areia do filtro da piscina

A areia do filtro de piscina possui a função de reter as partículas que passam por ela, pra que a água retorne limpa para a piscina. E com o tempo, o acúmulo dessas partículas dificulta o processo de filtragem e retrolavagem, fazendo com que seja necessário realizar a troca de areia do filtro da piscina.

Para uma piscina com água limpa, realizamos a filtragem da água, que passa pelos grãos de areia para eliminar a sujeira e retornar para a piscina. E para eliminar esta sujeira acumulada na areia, realizamos a retrolavagem do filtro, onde ocorre uma pequena perda de areia.
Nas instruções do fabricante, recomenda-se trocar a areia do filtro a cada três ou quatro anos. Mas o tempo de troca da areia do filtro também dependerá da quantidade de filtragem e retrolavagem realizados. Portanto é importante fazer uma revisão anual no filtro. Por este motivo vamos explicar como identificar quando a areia do filtro deve ser trocada e como fazer esta troca.
A areia do filtro deve ser trocada quando:
- O débito nos injetores fica mais fraco depois de uma lavagem do filtro.
- Existe depósitos de calcário (areia transformada em pedra).
- Existem dificuldades em manter a água boa, apesar de a água estar quimicamente equilibrada, respeitando o período de filtração.
A areia do filtro deve ser trocada seguindo as orientações a seguir:
- Retirar a areia (com as mãos, com uma pá ou com um aspirador).
- Adicione água ao tanque antes de colocar a nova areia (para absorver o impacto da areia sobre a montagem lateral).
- A areia utilizada deverá ser #20 de sílica (produzida especificamente para o meio filtrante) para que não ocorram problemas com o filtro ou com a piscina.
- A quantidade de areia a ser utilizada dependerá do tamanho do seu filtro. (seguir recomendações do fabricante para evitar danos ao filtro).
- Isole a abertura do filtro para evitar derramar areia fora.
- Mantenha o tubo de areia na posição central do filtro ao enchê-lo (para conseguir colocar a cabeça da válvula de volta no lugar).
- Coloque a tampa sem fazer muita força (para evitar a substituição de todo o tanque caso o corpo do filtro seja quebrado).
- Depois de remontado, a primeira coisa que você precisa fazer é dar ao filtro uma lavagem completa. Dê início ao processo: encha a piscina. Em seguida, faça uma retrolavagem por três a cinco minutos, seguido de um ciclo de 60 segundos de enxágue antes de definir a "filtro".
Não se preocupe se um pouco de areia voltar à piscina após a troca. Isso é normal após a troca de areia do filtro. A retrolavagem inicial feita após a troca de areia do filtro da piscina ajudará a minimizar esta perda.

Então resumindo: Com o tempo o atrito entre a areia e as partículas de sujeira acumulada faz com que a areia se desgaste, tornando seus grãos cada vez menores, ficando polida e endurecida, perdendo sua capacidade de limpeza, devendo então, ser realizada a troca de areia do filtro.

Não descuide das manutenções necessárias para o bom funcionamento de sua piscina. Em caso de dúvidas, contrate um especialista para realizar a manutenção de sua piscina. Entre em contato com a Piscinas Planalto pelos telefones (31) 3441-4314 / (31) 98811-8299 / (31) 99836-7478 - whatsapp - e conheça todo o processo de manutenção de uma piscina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário