Como aquecer minha piscina?

O sonho de qualquer pessoa que possua uma piscina em casa é poder utilizar a piscina quando quiser, durante o ano inteiro. Poder utilizar a piscina sem se preocupar com a temperatura da água é algo muito prazeroso. E isso é possível através dos sistemas de aquecimento de piscinas.


Logo de início, podemos dizer que o posicionamento da piscina deve ser levado em consideração, pois ela precisa ser bem posicionada para captar o calor do sol na maior parte do dia. Mas ainda assim existem alternativas para ajudar a aquecer sua piscina durante todo o dia e todo o ano. Vamos mostrar como você pode aquecer sua piscina e quais as opções que existem no mercado:

Aquecimento solar

É a opção mais econômica e ecológica. Funciona com coletores solares instalados geralmente no telhado da casa, onde captam a radiação do sol e a transformam em energia térmica. Essa energia térmica (calor) é repassada para a água, que circula entre as placas e a piscina. O sistema tem duração média de 20 anos e pode ser instalado em qualquer tipo de piscinas, estejam elas já construídas ou não. A vantagem deste sistema é um consumo zero de energia, por ter uma fonte renovável de energia: luz do sol. A desvantagem deste sistema é que em épocas muito nubladas, a captação de energia térmica é menor.

Aquecimento elétrico

É a opção mais rápida de aquecimento. Trabalha de forma simples, assim como um chuveiro elétrico. Este aquecimento constante torna possível a utilização da piscina durante qualquer horário. Apesar de este sistema ter um preço acessível para compra e instalação, seu consumo de energia elétrica é grande, gerando um custo bem elevado na conta de luz.

Aquecimento a gás

O aquecimento a gás funciona através da queima do gás natural GLP, que aquece uma serpentina por onde a água passa e retorna para a piscina. É um sistema eficiente e que não depende de condições climáticas ou energia elétrica, mas o consumo de gás faz com que o seu custo em longo prazo seja mais elevado.

Aquecimento com bomba de calor

A bomba de calor ou como também é conhecido, trocador de calor, funciona como um ar condicionado invertido, retirando o calor da atmosfera e transferindo-o para a água que circula até a bomba e de volta para a piscina. Seu custo de compra e instalação é alto, mas seu consumo é menor que o aquecimento elétrico.

Cada aparelho irá desempenhar a mesma função, porém, de diferentes maneiras.



A solução mais indicada seria a opção híbrida, ou seja, a combinação de dois tipos de aquecimento, como o solar e bomba de calor. Assim, sempre que tiver aquecimento provido pelo sol, o sistema desliga a parcela movida à energia elétrica, economizando.

Depois dessas dicas, basta analisar qual o melhor para a sua piscina, adequando orçamento à praticidade e necessidade. 

A Piscinas Planalto é especializada em aquecimento solar para piscinas. Entre em contato e peça seu orçamento! (31) 34951286

Nenhum comentário:

Postar um comentário