Como funciona o aquecimento solar para piscinas

O sistema de aquecimento solar para piscinas funciona de forma parecida com o sistema de aquecimentos para as casas, mas com apenas uma diferença básica. Vamos entender como o aquecimento solar para piscinas funciona neste artigo.


Enquanto o sistema de aquecimento para casas utiliza um boiler (reservatório de água), para manter a água aquecida e a distribuir por toda a casa, o sistema de aquecimento para piscinas utiliza a própria piscina como um reservatório.

O sistema de aquecimento solar é composto por coletores solares (placas), bomba de circulação, diferencial de temperatura  e reservatório térmico.

Os coletores são geralmente feitos em polipropileno ou EPDM, que evitam a oxidação e incrustação causadas pelo cloro e outros produtos utilizados para o tratamento da água da piscina e para captar melhor a radiação do sol. Instalados geralmente em telhados e/ou lajes , mas podem ser instaladas até mesmo no chão, desde que respeitem a inclinação e direção ideal para a captação do sol.

Coletores solares são formados por mangueiras que passam por placas que ficam expostas ao sol para receber sua radiação e transformá-la em energia térmica (calor), que é repassada para a água que passa por dentro de suas mangueiras. A quantidade e tamanho dos coletores solares serão estipulados de acordo com as medidas e volume de água da piscina, também posicionamento, distanciamento, insolação, regional, etc.

A bomba é utilizada para circular a água da piscina, enchendo os coletores com água fria e encaminhando a água aquecida de volta para a piscina. Esse controle de temperatura é feito por um controlador de diferencial de temperatura (CDT) que possui dois sensores de temperatura, um medindo a temperatura da água da piscina e o outro medindo a temperatura da água nos coletores sobre o telhado.

Esse ciclo se repete por todo o dia até que a água da piscina alcance a temperatura ideal. Uma vez que a piscina está aquecida, a motobomba utilizada para circular a água é desligada e as placas são drenadas automaticamente,  evitando super aquecimento da piscina e possíveis danos na tubulação da casa de máquinas.

O desempenho do sistema de aquecimento solar para piscinas está diretamente relacionado à condição do tempo. Mas embora os painéis de captação do sol funcionem melhor quando o dia está ensolarado, eles também operam em dias nublados, na chuva e no frio. Isso porque os raios solares, mesmo sob essas condições, conseguem atravessar as barreiras e iluminar o ambiente. Mas é claro, que a o aquecimento da água nestas condições precisará de mais tempo para chegar à temperatura desejada.

Por isso, considerando-se os dias nublados ou chuvosos, costuma-se instalar um sistema auxiliar; como bombas de troca de calor ou aquecedores a gás, para garantir o aquecimento da piscina mesmo quando a radiação solar é baixa.

O aquecedor solar para piscinas é uma opção sustentável e que não pesa na conta de luz.


O resultado? Temperatura da água ideal para que você aproveite ao máximo os benefícios de se ter piscina em casa!

A Piscinas Planalto é especializada em aquecimento solar para piscinas. Entre em contato e peça seu orçamento! (31) 34951286

Nenhum comentário:

Postar um comentário