Aquecimento solar funciona no inverno?


Uma das dúvidas mais comuns quanto a instalar um sistema de aquecimento solar em piscinas é justamente saber se o sistema funcionará durante o inverno. O aquecimento solar para piscinas é semelhante ao aquecimento solar convencional (para uma casa), mas com algumas diferenças importantes.

No aquecimento solar para piscinas o reservatório térmico é a própria piscina e uma motobomba faz com que a água da piscina circule pelos coletores e retorne à piscina já aquecida.

Por funcionar com a radiação solar, o sistema precisa apenas que o sol apareça no céu, por mais frio que esteja fazendo. Portanto sua piscina será aquecida até mesmo no inverno. E no inverno brasileiro, mesmo nos dias mais frios, o calor é suficiente para aquecer a água.

O que é preciso entender, é que nestes dias mais frios, a temperatura da água da piscina não atingirá seu maior potencialDe qualquer forma, ainda que o sistema de aquecimento solar não dê conta de aquecer a água à temperatura desejada, ele ainda assim consegue elevar a temperatura da água da piscina.

Independente do dia do ano, a temperatura produzida pelo sistema solar estará sempre acima da temperatura ideal, podendo chegar até a 90°C. Mas no inverno se recomenda utilizar um dispositivo auxiliar elétrico para que a água atinja a mesma temperatura que nos dias de sol.

Resumindo, durante os dias mais frios do ano, o sistema de aquecimento solar continua funcionando, afinal de contas, o sol está sempre no céu, independente se está ou não encoberto por nuvens.

E como o Brasil é um país tropical, temos a oportunidade de dar um mergulho em uma piscina bem quentinha com sistema solar praticamente todos os dias do ano.

Leia também nosso artigo "Qual o parâmetro para definir o m² de placa solar para piscina?"

A Piscinas Planalto é especializada em aquecimento solar para piscinas. Entre em contato e peça seu orçamento (31) 3441-4314 / WhatsApp: (31) 99836-7478.

Nenhum comentário:

Postar um comentário